A CIDADE

 

 

Balneário Camboriú está localizada a 84km da capital do estado e é um dos principais pólos de turismo de Santa Catarina. O motivo é simples e quem chega à cidade logo descobre. As paisagens naturais são belíssimas, o clima é agradável e as atrações estão por todos os lados. As praias de Camboriú são as estrelas da cidade. As águas são limpas e transparentes, ideais para banho. No verão, o balneário é o ponto de encontro de surfistas, que encontram ondas perfeitas para a prática do esporte, e de naturistas, que têm na Praia do Pinho espaços reservados com completa infra-estrutura e privacidade. A pesca é outra atividade muito praticada por lá. As praias mais indicadas são a de Taquara e a do Estaleiro. Quem visita a cidade também se encanta com o tradicional passeio de teleférico, que liga as praias Central e Laranjeiras. Durante a descida, que leva em torno de 15 minutos, é possível avistar diversas paisagens e parar para praticar arvorismo nas áreas de Mata Atlântica do Morro da Aguada. Ali existem trilhas e mirantes que dão vista para o mar. A rede hoteleira de Camboriú conta com mais de cem hotéis e pousadas para atender a todos os gostos e bolsos. Se preferir, o visitante pode se hospedar à beira-mar e saborear as delícias feitas à base de peixes. As noites também são movimentadas na orla da Praia Central, onde fica grande parte das boates, restaurantes e bares. O calçadão é iluminado, dando ainda mais charme aos passeios noturnos.

Outro dos seus grandes atrativos é a facilidade e proximidade para chegar ao 'Beto Carrero World', maior parque temático da América Latina. Como monumento destacamos a Igreja Matriz de Santa Inês, padroeira da cidade.

 

 

Atrações

 

Cristo Luz

 

Construído em 1997, o monumento Cristo Luz tem 33 metros de altura e uma iluminação especial. Na mão esquerda do Cristo, um canhão com 86 tonalidades diferentes de luz colore o monumento à noite. De lá é possível ter uma bela vista da Praia Central. Cristo Luz é um complexo turístico, com lojas e lanchonetes para atender os visitantes.

 

Ilha das Cabras

 

Escunas, pedalinhos e caiaques são os meios de transporte para quem quer conhecer as belezas da Ilha da Cabra, um dos principais cartões-postais de Balneário Camboriú. Fica a 600 metros da Praia Central.

 

Cascata das Sereias

 

A Cascata das Sereias fica ao lado da Rótula das Figueiras. Luzes e águas envolvem as sereias do monumento, que tem na sua parte superior uma escultura que simboliza o sol, marca registrada da cidade.

 

Parque Unipraias

 

Com 85 mil m2, o Parque Unipraias é uma das atrações turísticas mais visitadas em Balneário Camboriú. Um fascinante passeio pode ser feito em bondinhos instalados no parque, ligando as praias de Laranjeiras e Central. Na estação Barra Sul, é possível encontrar praça de alimentação, shopping e área para recreação infantil. No Alto do Morro da Aguada, o Parque Ambiental de Mata Atlântica oferece 500 metros de trilhas ecológicas, três mirantes, bares, auditório panorâmico e anfiteatro, além dos refúgios ecológicos. A última estação leva o visitante à bela praia de Laranjeiras.

 

Beto Carreio World

 

Outra grande atração na cidade é o parque multitemático Beto Carrero. Lá o visitante pode desfrutar diversos passeios em parques de diversão, ilhas e zoológicos. Shows que apresentam danças e lutas atraem adultos e crianças. A beleza e a grandeza dos brinquedos encantam as crianças em mais de 50 áreas distintas.

 

Praias

 

Central

 

A Praia Central é a mais badalada de Balneário Camboriú. São 6,8km de extensão com águas tranqüilas e limpas. Durante a ressaca do mar, Central vira ponto de encontro dos surfistas. A orla possui completa infra-estrutura com bares, restaurantes, boates e grande parte dos hotéis da cidade. À noite o calçadão da praia é iluminado, realçando a beleza do lugar.

 

Laranjeiras

 

As águas tranqüilas e transparentes da Praia de Laranjeiras são muito procuradas pelos amantes de esportes náuticos. Ao todo são 750 metros de extensão, com boa infra-estrutura de bares e restaurantes. Outra grande atração da praia é o fato de ela ser um sítio arqueológico onde foram encontrados fósseis de três mil anos. O acesso se dá via Interpraias ou pelo teleférico.